terça-feira, 13 de novembro de 2007

Entrevista com especialista

HPV, o que é e como se previne.


Doutor René Cláudio Gansl é médico oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio Libanês. Mestre em Hematologia pela Faculdade de Medicina de São Paulo – USP, participou de 164 congressos, simpósios e jornadas, tem 24 publicações em revistas nacionais, 6 capítulos em livros nacionais e 6 publicações em revistas internacionais.

Rep: Luiz Felipe Otello.
Como você define o câncer?

René: Como o crescimento de várias células em um determinado local configurando um tumor maligno.

Rep: O que o vírus HPV tem a ver com o câncer de colo de útero?

René: Modernamente, o papilomavírus humano HPV, causa uma infecção genital que tem uma relação nítida com o câncer de colo de útero.

Rep: Quais são os sintomas da doença?

René: As manifestações iniciais podem ser corrimento mal cheiroso, sangramento irregular e perda de sangue após relação sexual. Em caso mais avançado pode ocorrer uremia (aumento da uréia no sangue devido à obstrução das vias urinárias) e dor.

Rep: A mãe que fuma ou consome bebida alcoólica durante a gravidez colabora para o desenvolvimento de um câncer nesse filho?

René: O ato de fumar e ingerir bebida alcoólica pelas gestantes não colabora com o surgimento de câncer no feto nem aumenta a chance desse indivíduo vir a desenvolvê-lo no curso de sua vida.

Rep: Quais são os principais fatores que contribuem para o surgimento do câncer de colo de útero?

René: Fatores como início precoce de relações sexuais, múltiplos parceiros e infecções virais.

Rep: O câncer é contagioso?

René: O câncer não é contagioso. Também não é transmissível nem por via oral e nem por qualquer tipo de contato (beijo, abraço, etc).

Rep: Existe alguma característica no ser humano que o faz ser mais propenso a desenvolver o câncer?

René: Embora haja alguns fatores que propiciem o surgimento do câncer, como os químicos, os físicos, os biológicos e os farmacológicos, há um reconhecimento cada vez maior de que a maioria dos cânceres resulta dos efeitos combinados de múltiplas exposições associados a uma constituição genética, própria de cada indivíduo.

Rep: Em sua opinião, qual seria o melhor conselho que você daria a uma pessoa que descobriu que está com câncer de colo de útero?

René: Que quanto mais precoce for o diagnóstico do tumor e mais rapidamente ser iniciado o tratamento, menor a chance dele se espalhar para outros órgãos.

Nenhum comentário: