terça-feira, 13 de novembro de 2007

O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero se inicia no colo uterino da mulher, que é a parte do útero que fica no fundo da vagina. O útero é o órgão que envolve o bebê durante a gravidez e ao nascer de parto vaginal, o bebê passa pelo canal central do colo uterino.Este tipo de câncer costuma apresentar crescimento lento.
Durante vários anos, células da superfície do colo do útero se tornam anormais. No início, estas anormalidades ainda não se caracterizam como um câncer e são denominadas displasias. Porém algumas dessas alterações ou displasias podem dar início a uma série de alterações que podem levar ao aparecimento do câncer de colo de útero.
Algumas displasias se curam espontaneamente, sem tratamento, mas sendo algumas pré-cancerosas, todas necessitam de atenção para evitar o aparecimento do câncer. Geralmente o tecido displásico pode ser retirado ou destruído sem atingir tecidos saudáveis, mas em alguns casos, a histerectomia (retirada total do útero) pode ser necessária. A decisão do tratamento da displasia depende de alguns pontos:
- Tamanho da lesão e quais tipos de alterações ocorreram nas células;
- Se a mulher planeja ter filhos no futuro;
- A idade da mulher;
- A saúde geral da mulher;
- A preferência pessoal da mulher e do seu médico;

Se células pré-cancerosas se transformam em células verdadeiramente tumorais e se espalham mais profundamente no colo uterino ou outros órgãos e tecidos, a doença é chamada de câncer de colo uterino ou cervical (vindo da palavra cérvix, outro sinônimo para colo de útero).
O câncer cervical está dividido em dois tipos principais, baseados no tipo de célula do qual o câncer se originou, o Carcinoma de células escamosas - representa de 85% a 90% de todos os casos ou o Adenocarcinomas - cerca de 10%.

Fonte: http://www.caapsml.com.br/saude/dicasginecologico.php

Nenhum comentário: